|
Rebanho de ovelhas com pastor na neve (1887 - 1888) - Anton Mauve |
"- Professor, me desenha um dragão de duas cabeças? Eu me comportei na aula de hoje!
- Se comportar é a sua obrigação, você está na escola; é o que se espera de você! Mas eu desenho, sim, os colegas estão compenetrados fazendo a atividade.
- Nossa, que dragão legal! Onde você aprendeu a desenhar assim, professor? Será que dragão existe? Onde você viu eles para aprender a desenhar?
- Eu aprendi vendo filmes e figuras em livros... E se eles existem na sua imaginação, de certa forma eles existem, não?
- Eu não sei. Acho que só existe lá na China... Mas livros com desenho de dragão??? Tem??? Que legal! Quê livros?
- Livros de RPG, um jogo que você não deve conhecer...
- Hmmm... Eu já ouvi falar de RPG, sim, e tenho um amigo que conhece, mas não sei como funciona. Como é que joga, professor?
- Bom, a gente imagina uma história, e na verdade o jogo é ajudar a contar e participar dela.
- Ah! Joga com a gente, professor!
- Não, para jogar exige tempo, mas vou dar só um exemplo! A história se passa em um mundo de fantasia, onde existem esses dragões, monstros, cavaleiros heróis e essas coisas, vocês sabem como é, né?
- Bom, então imagine que tu e o teu colega são dois guardas de uma cidade. “É uma noite fria, bem iluminada pela luz da lua, e vocês estão sozinhos de sentinela em uma torre afastada do vilarejo. Em torno dela existe um campo que se estende até uma floresta próxima, e nele os camponeses deixaram um rebanho de ovelhas pastando... No meio da noite vocês enxergam um Goblin, um monstrinho, caminhando sorrateiramente entre as ovelhas, e ele parece estar levando uma delas para a floresta! O quê vocês fazem?
- Aha! Um ladrão! A gente desce da torre e vai lá prender ele!!!
- Está bem, mas até vocês descerem o Goblin já poderá ter entrado na floresta com a ovelha... A torre é alta e as escadarias, tortuosas!
- Droga! Não vai dar tempo! Então um desce e o outro fica aqui em cima cuidando! E o quê a gente tem de armas, professor?
- Vocês são soldados, estão vestindo armaduras e cada um tem uma espada e um escudo, mas na torre há também um arco e uma aljava com algumas flechas.
- Perfeito! Então eu vou pegar o arco e atirar no Goblin!
- Está bem, então você atira no Goblin enquanto o seu companheiro desc...
- Espera, cara!!! E se você errar e acertar a ovelha? O chefe da guarda e os camponeses não vão gostar nada disso!"
Sacada genial! E se ele acertar a ovelha? Nem eu pensei nisso!!!
E eu juro que ainda nem tinha tocado no assunto do teste e do "fator sorte" do jogo; o moleque foi extremamente calculista! Novamente, não me arrependo da minha pesquisa da graduação e não preciso argumentar porquê eu defendo os Roleplaying Games como atividade lúdica na escola. Viram como o jogo faz as crianças pensarem? Criatividade a mil!
(E esqueçam qualquer menção sensacionalista a RPG que tenham ouvido em novelas da rede RECORD! Aliás, se possível, faça um favor a si mesmo e esqueça a existência da própria rede RECORD, dos proprietários dela e suas "empresas")
A pintura que ilustra esta postagem é do artista neerlandês Anton Rudolf Mauve, um dos principais pintores realistas da escola de Haia. Ele era um mestre colorista, conhecido por suas pinturas de camponeses e rebanhos de ovelha, e foi uma das influências significativas do início da carreira de seu primo Vincent Van Gogh.