Painél do grafiteiro britânico Banksy - Técnica de STENCIL |
É comum pensarmos nos alunos da rede pública de ensino como um público humilde e carente, ainda sem acesso ao computador e à internet, mas comecei a observar que todos eles sabem o quê é orkut, facebook, etc., tendo internet em casa ou não, e que, na verdade, muita gente humilde já tem internet em casa, sim, ou conseguem isso em uma lan house ou na casa do vizinho. E fazem isso com mais frequência do que o senso comum imagina. Ou seja, eles não tem internet em casa, mas tem acesso. E se fazem isso por lazer, porque não podem fazer também com os estudos, dividindo esse investimento de tempo e recursos? Só depende de boa vontade? Teoricamente, sim.
Desta forma, apostei nos meus alunos e comecei a estimular eles a pesquisarem os assuntos que trabalho em aula na internet, e estou deixando palavras-chave no quadro, para que eles façam buscas eficientes e encontrem boas respostas. Não cobro nada nem dou nota, bônus nem estrelinha por isso; apresentei a ideia como um desafio. A proposta é expandir os limites dos conteúdos de forma contínua e complementar, possibilitando que aprendam a pesquisar e vejam um maior número de imagens de arte, o que geralmente é uma limitação problemática para a sala de aula. Além disso, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da Arte, quero que eles exercitem a "Formação de critérios para selecionar produções artísticas mediante o desenvolvimento de padrões de gosto pessoal."(pg. 61).
Desta forma, apostei nos meus alunos e comecei a estimular eles a pesquisarem os assuntos que trabalho em aula na internet, e estou deixando palavras-chave no quadro, para que eles façam buscas eficientes e encontrem boas respostas. Não cobro nada nem dou nota, bônus nem estrelinha por isso; apresentei a ideia como um desafio. A proposta é expandir os limites dos conteúdos de forma contínua e complementar, possibilitando que aprendam a pesquisar e vejam um maior número de imagens de arte, o que geralmente é uma limitação problemática para a sala de aula. Além disso, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da Arte, quero que eles exercitem a "Formação de critérios para selecionar produções artísticas mediante o desenvolvimento de padrões de gosto pessoal."(pg. 61).
O resultado da proposta foi bem positivo! Obviamente, nem todos alunos pesquisaram, mas os mais interessados, e os que gostam da disciplina, tiveram sua chance de ir adiante e buscar conhecimento, saciando sua curiosidade, além do que eu posso oferecer no curto espaço de tempo em que fico em sala de aula. Agora, enquanto a turma faz atividades práticas nós discutimos o que eles veem na internet e todos se divertem contando uns para os outros as suas descobertas e descrevendo as imagens e informações que encontraram. Esse papo até estimula os outros a pesquisarem também!
MORAL DA HISTÓRIA:
1. Na pedagogia falamos muito em despertar o INTERESSE, o ENVOLVIMENTO e a CURIOSIDADE dos alunos, sem perceber que às vezes estamos subestimando a curiosidade natural da juventude que já está em todos eles, adormecida; basta um empurrãozinho para que eles devorarem o conhecimento.
2. Nosso aluno nasceu na era da internet, da superinformação e do consumo de imagens rápido e instantâneo. Cabe a nós, professores, assim como a internet, prover informações novas com dinamismo, e guiá-los para uma maneira mais inteligente(menos medíocre) de explorar esse mundo e as coisas boas que ele pode nos oferecer. Sem a sua ajuda, professor, para o seu aluno a internet vai ser só mais uma REDE GLOBO manipuladora dos fatos, mais um SBT vulgar e medíocre, uma RECORD alienante ou uma MTV ditadora da beleza e do consumo exacerbado.
2. Nosso aluno nasceu na era da internet, da superinformação e do consumo de imagens rápido e instantâneo. Cabe a nós, professores, assim como a internet, prover informações novas com dinamismo, e guiá-los para uma maneira mais inteligente(menos medíocre) de explorar esse mundo e as coisas boas que ele pode nos oferecer. Sem a sua ajuda, professor, para o seu aluno a internet vai ser só mais uma REDE GLOBO manipuladora dos fatos, mais um SBT vulgar e medíocre, uma RECORD alienante ou uma MTV ditadora da beleza e do consumo exacerbado.
3. O brasileiro sempre dá um jeito. Acreditar que a grande maioria não tem acesso à internet é inocência pura. O que pode faltar é vontade, mas aí é com você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário