segunda-feira, 13 de maio de 2013

Criatividade na escola


"Minha convicção é que todas as crianças têm um talento tremendo. E o desperdiçamos, implacavelmente. Por isso eu quero falar sobre educação e quero falar sobre criatividade. Minha convicção é que a criatividade hoje é tão importante na educação como a alfabetização, e deve ser tratada com a mesma importância."
Ken Robinson


E aí vemos tantos adultos elogiando a criatividade das crianças, sem parar para pensar onde foi parar a deles... E como professor de artes, a disciplina que supostamente tem a maior responsabilidade nessa área, fico me perguntando como mudar isso. Que milagre podemos fazer com essa carga horária minúscula, concorrendo com as horas da Matemática e outras disciplinas mais "importantes"? A culpa é da escola ou ela só representa o foco e interesses da nossa sociedade, de forma geral? O quê os nossos processos seletivos para ensino superior nos mostram?

Criatividade, arte, cultura... Por quê não valorizamos isso? Tem mais a ver com lazer e qualidade de vida, é esse o problema? Para quê servem essas coisas? Qual é o papel delas na nossa vida? Elas não podem potencializar outras capacidades e talentos? Só vamos valorizar essas coisas se elas nos trouxerem um emprego melhor e mais dinheiro?

Estes são apenas alguns questionamentos que afaço a mim mesmo. Assista ao vídeo e pense a respeito! Esta é uma excelente fala sobre a desvalorização da criatividade nos nossos sistemas de educação e os prejuízos que essa atrofiação criativa pode causar.


Se quiser discutir à respeito, deixe o seu comentário! E seja criativo!
Hahahahah

Nenhum comentário:

Postar um comentário