sábado, 15 de junho de 2013

Crianças invadem as redes sociais!


É impressionante a velocidade com que repentinamente as crianças entraram no facebook. Meus alunos do 4º ano só falam disso agora! E a rede social, assim como nossa sociedade, é visualmente apelativa, e isso ajuda eles a se tornarem cada vez mais precoces, se espelhando no visual do adulto, e são espantosamente bem sucedidos nisso, mas junto com essa maturidade visual e comportamental, vem uma educação mais madura? Falamos com nossas crianças sobre os problemas e responsabilidades dos adultos, que eles querem ser cada vez mais cedo? Existe um tempo determinado para ser criança? O quê é "ser criança"? Quando vamos abrir os assuntos e destruir os tabus? Os pais tem acompanhado os seus filhos enquanto eles acessam a internet? Rede social não é apenas para maiores de idade? O quê é a vida social de uma criança?

Quando vamos aceitar, refletir, discutir, replanejar e mudar isso? Vamos deixar as crianças correrem os riscos de uma rede social, simplesmente expulsá-las de lá ou criar uma rede só para elas, segregando ainda mais? E os pais, vão cumprir o seu papel de educadores ou a escola vai ter que assumir mais este compromisso? E se mais essa responsabilidade for jogada para cima da escola, eu, professor, vou poder instruir e falar livremente sobre tudo com meus alunos, ou o pai que relegou - ou teve esta responsabilidade relegada à mim - ainda vai poder reclamar e se meter no meu trabalho? Onde estará a autonomia do professor nisso tudo?


São questões para se pensar! Questões sérias e urgentes!

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