Esta é a "Sala de Artes" da escola pública municipal onde trabalho. A sala que divido com outros 6 colegas, e na qual tento operar milagres, todo dia. Mas por duas vezes ela já correu o risco de ser extinta! Agora temos que preencher uma ata de uso para provar à direção que utilizamos o espaço, senão ele vira sala de aula mesmo. E nas duas tentativas, o fechamento da sala quase ocorreu, graças ao argumento de cobrança da Secretaria Municipal de Educação, que era de que a escola precisava realizar mais matrículas; ter mais alunos! Mais e mais alunos, na mesma escola, sem melhoras na infraestrutura e destruindo os espaços que já existem! E a grande maioria das escolas nem sequer um espaço precário desses tem! Maravilha, não? Estes são os governos que fazem campanha prometendo investir em educação!
Por quê não constroem mais salas de aula? Por quê não constroem mais escolas? Pelotas não inaugura uma escola nova há anos! O máximo que o prefeito fez pela educação até agora foi aparecer em uma escola dirigida por Cargos de Confiança dele, para fazer pose para o jornal, pintando paredes com os alunos, e ainda deixou a ameaça velada de que eles tem que cuidar do patrimônio, senão não tem mais! Poxa, prover uma boa escola e condições de educação não é uma mera obrigação da prefeitura? Onde estão os novos investimentos? Ah! Os prefeitos estudam em escola privada, não sabem como é! Esqueci disso!
Isso sem citar o aumento dos módulos trabalhados pelos professores, a subtração de vantagens salariais e a persistência na mentira, que mantém Pelotas na vergonhosa lista dos municípios brasileiros que ignoram completamente a lei 11.738 e não pagam o PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO...
E as pessoas ainda se perguntam por quê nossos jovens não tem a pretensão de serem futuros professores!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário