“Retrato de Madame Matisse” também conhecida como “A Linha Verde”, foi pintada por Henri Matisse em 1905. É um retrato de sua esposa, Amélie Noellie Parayre. |
"- Professor, quem é esse cara?
- Quem tu acha que é? O quê te parece? Para mim, lembra um japonês, talvez um samurai!
- É mesmo, pior que parece!!! Mas o quê é essa coisa verde no nariz dele?"
Hahahahahah
Depois eu expliquei que a pessoa do quadro era a esposa do pintor e ele ficou bem perplexo, mas o mais interessante nisso tudo é reparar que nessa fase as crianças ainda hesitam e se confundem na hora de se abrir e interpretar as "variações pictóricas". Para este garoto, nesse momento, o nariz não pode ser verde, tem que ser "cor de pele"! Essa coisa verde deve estar por cima do nariz! ^^
Dá para tirar a razão dele, sendo que o próprio quadro também é conhecido como "A Linha Verde"? Matisse usou esta "linha" polêmica como um recurso para não deixar a imagem pesada, equilibrando assim a mudança de cores entre os lados da face do retrato. Você já havia reparado nisso?
Dá para tirar a razão dele, sendo que o próprio quadro também é conhecido como "A Linha Verde"? Matisse usou esta "linha" polêmica como um recurso para não deixar a imagem pesada, equilibrando assim a mudança de cores entre os lados da face do retrato. Você já havia reparado nisso?
Aí também cabe a polêmica sobre o conceito de "cor de pele" que os alunos usam, que é sempre caucasiano, até mesmo para alunos pardos e afrodescendentes... Isso deve ser refletido e desmitificado em aula!
Mas voltando a aula sobre Henri Matisse, todos alunos trabalharam maravilhosamente bem e muitos se abriram para uma percepção e aplicação diferente da cor em sua expressão própria. Amei!
FICA A DICA:
À partir dos bons resultados obtidos em aula, recomendo aos colegas professores que, ao propor a atividades práticas sobre pintura - principalmente a dos pintores das Vanguardas do séc. XIX, que se dedicavam mais às propriedades das cores e valores de luz - desafiem os seus alunos a utilizarem apenas lápis de cor, giz ou tinta, pintando direto, sem desenhar com grafite antes! Pintar desenho é colorir, não é pintar, entende? Digo isso porque me parece que a espontaneidade e as melhores descobertas expressivas dos alunos costumam se perder e limitar quando eles se aplicam demais na elaboração da figura através do desenho. Façam eles explorarem a linguagem da pintura, diretamente. No início, esse desafio é tão difícil e revelador que muitos deles nem conseguem começar, mas com o tempo eles se libertam!
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