sábado, 27 de julho de 2013

Mídia tendenciosa, um problema da alçada do professor de Artes?


Além da expressão, conhecimento e fruição artística, cabe a nós, professores de Ensino de Arte trabalhar também a leitura de imagem e a criticidade dos nossos alunos. Estes são elementos fundamentais para a emancipação dos indivíduos para o exercício da cidadania. Não só no âmbito da cultura, precisamos formar pessoas não-passivas na leitura de imagens cotidianas, que não venham ser meros receptadores passivos de informação, aceitando tudo que lhes dão como verdade e comprando tudo que a última propaganda mostrar.

Nesse sentido, trago este vídeo impressionante que acabei de descobrir e que, com certeza, trabalharei em aula. Um exemplo gritante e lamentável da tendenciosidade da mídia do nosso país, que se arrasta por décadas, cambaleando aliada aos políticos e poderosos a serviço de seus próprios interesses. A mídia que temos hoje é muito diferente dessa? A mídia que privilegia a cobertura da milionária visita do papa e simplesmente ataca e incrimina todas as manifestações por causas sociais é diferente desta, do período do regime militar? Quando vamos mudar este cenário? Quando a cortina positivista da "Ordem e Progresso" vai cair e escancarar este país roubado e desigual?

Abaixo a Rede Globo, a Rede Record, a SBT, etc. Abaixo o festival de mentiras da TV aberta! Chega de jornalismo tendencioso! Abaixo a burrice de Raquel Sherazade, o preconceito de Boris Casoy e a arrogância reacionária de William Bonner, William Waack, Sandra Annenberg e tantos outros mais! Chega de ignorância e senso comum! Nós podemos mais! Não deixemos que os âncoras de telejornal ancorem também a verdade, prendendo nosso povo no domínio da mentira e da manipulação dos fatos! Nós podemos mais!

Nós professores temos o poder de fazer isso acabar! Não podemos perder esta oportunidade!

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